Uma reflexão sobre a História

 

"Uma curiosidade de explicar e compreender o mundo é o estímulo que leva os homens a estudarem o seu passado." Arnold Toynbee

"Da curiosidade do homem por si mesmo nasce a história." A. Brunner

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Introdução

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Na língua latina a palavra história expressa dois conceitos distintos: plenitude de suceder e o conhecimento que se possui desse suceder. Sua origem procede de certa raiz grega que significa inquirir, com inclinação à curiosidade 24.

Plenitude de suceder, conhecimento desse suceder, recuperação dos valores antigos..., palavras que significam algo mais que uma mera enumeração de nomes, lugares, datas, números, etc. Consiste antes de mais nada em um debruçar-se sobre o passado e formular-lhe perguntas para se apropriar do seu legado (da "tradição", de traducere, entregar).

Ninguém produz por si mesmo os conhecimentos de que necessita para sobreviver em meio à sociedade na qual nasce; a grande maioria chega como algo adquirido, que se recebe pela interação com o meio ambiente. Desde o instante em que o homem de dá conta do mundo e de si mesmo, percebe-se rodeado de instituições e tradições que vive e atualiza de um modo natural, sem se dar conta de que foi forjado neste entorno, com atitudes e pontos de vista tão arraigados em seu modo de ser, em sua psicologia, que nada lhe parece estranho ou desconhecido. Somente quando o homem sai do seu entorno vital e entra em contato com novas superfícies de valores, tradições, costumes, é que começa a compará-los com os seus e a se perguntar reflexivamente sobre tais coisas, pelas verdades de umas e outras.

A história é parte dessa necessidade humana de refletir: é o desejo de explicar a origem e a verdade das próprias instituições, quem ou qual acontecimento as estabeleceu. Para responder sobre sua existência atual e conhecer a si mesmo o homem tem de mergulhar no seu passado, perguntando às gerações anteriores por que fizeram essas instituições e não outras, por que surgiram esses precisos costumes e atitudes, por que ele tem essa herança cultural, e assim por diante. Por possuir uma herança é que cada homem é um historiador em potencial. Assim como em cada homem há uma evolução biológica necessária, há também a manutenção de uma identidade ao longo das várias etapas desse desenvolvimento biológico, que nos distinguem e nos tornam únicos, sendo fator de compreensão do modo pessoal de ser. Com a história buscamos essa nossa identidade para compreender o momento presente. E isto pode e deve ocorrer sob pontos de vista específicos: sociais, psicológicos, filosóficos e tecnológicos.

Paul M. Veyne fala ainda da história como compreensão, contrapondo o uso deste termo ao uso do termo explicação. Em seu sentido mais forte explicar significa "atribuir um fato a seu princípio ou uma teoria a outra mais geral" como fazem as ciências ou a filosofia. Neste caso a história seria uma difícil conquista porque a ciência só conhece leis, sistemas hipotético-dedutivos e no mundo da história reinam lado a lado a liberdade, o acaso, causas e fins, etc. Para Veyne a história apresenta um caráter acientífico no sentido de que é difícil buscar princípios universais que tornem os acontecimentos inteligíveis, ou achar mecanismos de causa e efeito para se poder deduzir, prever. "(...) a Revolução Francesa se explica pela subida de uma burguesia capitalista: isto significa, simplesmente, (...) que a narração da revolução mostra como essa classe ou seus representantes tomaram as rédeas do estado: a explicação da revolução é o resumo desta e nada mais. Quando solicitamos uma explicação para a Revolução Francesa, não desejamos uma teoria da revolução em geral, da qual se deduziria a de 1789, nem um esclarecimento do conceito de revolução, mas uma análise dos antecedentes responsáveis pela explosão desse conflito (...)". Busca-se portanto uma compreensão dos fatos através dos acontecimentos que o precederam §1 75.

Tal enfoque será um dos que estarão presentes neste estudo crítico da História da Computação através de uma visão conceitual. Pode-se aplicar a essa história a mesma afirmação que faz Thomas Khun sobre a História da Ciência: está marcada por interrupções repentinas, por inesperadas e imprevistas mudanças, exigindo modelos de conhecimento que supõe alterações inesperadas no processo do seu desenvolvimento 61, vol III. Em função deste fato torna-se difícil a visão da evolução dos computadores mediante uma mera enumeração linear de invenções-nomes-datas §2. É pois necessário compreender as forças e tendências que no passado prepararam o presente. O desejo de conhecer as vinculações que os atos de determinados homens estabeleceram no tempo vai acompanhado do impulso de compreender o significado de tais atos no conjunto da História da Computação.


A História e suas interpretações

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Desde o seu nascimento nas civilizações ocidentais, tradicionalmente situado na antigüidade grega (Heródoto, século V a.C. é considerado por alguns como o "pai da história"), a ciência histórica se define em relação a uma realidade que não é construída nem observada, como na matemática ou nas ciências da natureza, mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha". Este aspecto da história-relato, da história-testemunho, jamais deixou de estar presente no desenvolvimento da ciência histórica.

A partir do momento em que se começaram a reunir documentos escritos, a historiografia começa a ultrapassar os limites do próprio século abrangido pelos historiadores, superando também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. Com a construção de bibliotecas e a criação de arquivos iniciou-se o desenvolvimento de métodos de crítica. Sobretudo depois do final do século XVII estabelecem-se os fundamentos para uma metodologia aplicada à história, sob uma radical exigência de submeter todas as investigações à razão crítica 24. A segunda metade do século XIX impôs o paradigma de uma história que a partir daí chamar-se-á paradigma "tradicional" ou paradigma "rankeano", derivado do nome do historiador Leopold von Ranke (1795-1886). Ranke propunha apresentar os fatos tais como o "foram na realidade" e os historiadores europeus criaram os grandes esquemas políticos e institucionais.

Características desse paradigma, conforme Peter Burke, historiador de Cambridge 13:

Ainda no século XIX algumas vozes soaram discordantes desse paradigma histórico. Entre outras coisas devido ao seu caráter reducionista, onde situações históricas complexas são vistas como mero jogo de poder entre grandes homens (ou países), e também em função daquilo que se poderia chamar a "tirania" do fato ou do documento, importantes sem dúvida, mas que não deve levar a abdicar de outros tipos de evidências. Como relata Peter Burke, "Michelet e Burckhardt, que escreveram suas histórias sobre o Renascimento mais ou menos na mesma época, 1865 e 1860 respectivamente, tinham uma visão mais ampla do que os seguidores de Ranke. Burckhardt interpretava a história como um corpo onde interagem três forças - Estado, Religião e Cultura - enquanto Michelet defendia o que hoje poderíamos descrever como uma 'história da perspectiva das classes subalternas'(...)" 12. Outros opositores da "história política" foram os historiadores da evolução das sociedades sob o ponto de vista econômico e os fundadores da nova disciplina da sociologia, que começaram a surgir na França.

Dois fatos no entanto, ocorridos nas quatro primeiras décadas do século XX acabariam por sacudir e arruinar a confiança nos princípios rankeanos, O primeiro foi a rápida difusão do marxismo que renuncia à neutralidade, afirmando que o materialismo dialético é a única filosofia científica válida para a interpretação da história; o segundo, a grande crise do ano de 1929, que revelou até que ponto os fatores econômicos e sociais podem exercer uma ação decisiva.

É desse período o nascimento da revista francesa Annales, considerada uma das mais importantes propulsoras da chamada Nova História. Nova História é um termo que data de 1912, quando o estudioso americano James Harvey Robinson publicou um livro com esse título. Segundo Robinson, história inclui todo traço e vestígio de tudo o que o homem fez ou pensou desde seu primeiro aparecimento sobre a terra. Em relação ao método, a 'nova história' vai servir-se de todas aquelas descobertas que são feitas sobre a humanidade, pelos antropólogos, economistas, psicólogos e sociólogos 13.

Surgiu a idéia de uma história total, com a qual quiseram os autores da Escola dos Annales advertir que, frente à unilateralidade e reducionismo do materialismo dialético, a compreensão do passado exige que todos os dados - políticos e institucionais, ideológicos, econômicos, sociais, da mentalidade humana, etc. - fossem fundidos e integrados para conseguir uma explicação correta. Uma tarefa árdua, na prática quase impossível, mas que marca um ideal, uma direção, uma meta que é preciso atingir.

Surgiram ainda outros enfoques como por exemplo a história do ponto de vista quantitativo, atualmente em moda na Europa e Estados Unidos, que procura utilizar fontes quantitativas, métodos de contagem e até modelos matemáticos na sua pesquisa histórica, ou as histórias que abrangem um determinado campo da vida humana como a história da arte ou a história das ciências 41.

O panorama atual, de acordo com os historiadores, é o de uma história fragmentada, detectando-se alguns sinais de busca de uma síntese. Ainda se está a uma longa distância da "história total". Na verdade, é difícil acreditar que esse objetivo possa ser facilmente alcançado - ou até que será alcançado -, mas alguns passos já foram e estão sendo dados em sua direção.

Paralelamente a todos esses esforços surgiram também os teóricos da história, que se esforçaram ao longo dos séculos para introduzir grandes princípios que pudessem fornecer linhas gerais de compreensão para a evolução histórica. A filosofia da história é o estudo da realidade "latente", ou melhor, do "pano de fundo" dos fatos históricos. Qual é a natureza, por exemplo, das crises de crescimento e decadência de uma civilização, quais foram as causas? Sendo a história não a simples crônica que apresenta os fatos de um modo minucioso, mas sim sua investigação, que se esforça por compreender os eventos, captar relações, selecionar fatos, como fazer isso, qual é a estrutura essencial da realidade histórica?


A filosofia da história - termo temido por muitos autores porque poderia supor apriorismos, preconceitos, idealismos - responderá basicamente a duas questões fundamentais:


A História da Ciência

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O nascimento e o desenvolvimento da ciência experimental a partir do século XVII estiveram freqüentemente acompanhados de polêmicas filosóficas: sobre o alcance do raciocínio científico, seus limites, o que é a verdade na ciência, etc. Diferentes posturas filosóficas da época moderna tentaram solucionar tais polêmicas, mas foi no século XX que realmente se chegou a constituir uma filosofia da ciência como disciplina autônoma. Do Círculo de Viena em 1929, passando por Karl Popper, Thomas Khun, Imre Lakatos, Paul Feyerabend, Wolfang Stegmüller, entre outros, protagonizou-se um intenso debate em torno do valor do conhecimento §3.

Para este trabalho o que interessa é que toda essa movimentação em torno da racionalidade da ciência também teve seu reflexo na teoria da história, pelas novas epistemologias científicas que foram surgindo. Os debates trouxeram para o primeiro plano a questão da função da historiografia da ciência e alguns problemas teóricos relativos a essa historiografia. A importância de uma história da ciência que vá além da história episódica ou dos resultados obtidos ficou ressaltada. Em 61, volume III resume-se quais seriam as funções da História da Ciência:

Os problemas do como realizar essas funções são complexos, bastando lembrar as diferentes escolas de história. De qualquer maneira, é a disciplina da história que é revitalizada, despertando a capacidade do homem de assumir o seu passado e a partir dele dar respostas criadoras aos novos problemas que aparecem. É muito significativo que entre os sintomas da decadência de uma cultura ou de uma ciência esteja precisamente isto: o repúdio ao passado que as valorizava.


Enfoque histórico adotado

A intenção do presente estudo é procurar compreender e estabelecer as diretrizes para uma disciplina da História da Ciência, a História da Computação, através da seleção das idéias, teorias e paradigmas que ajudaram os homens em sua busca da automatização dos processos aritméticos e que conduziram à tecnologia dos computadores. Interessa portanto o enfoque teleológico, citado anteriormente.

A historiologia teleológica aplica-se na interpretação, de trás para frente, da conexão concreta do curso histórico. Trata-se de compreender duas coisas: a primeira, que na série confusa dos fatos históricos podem-se descobrir linhas, facções, traços, em suma, uma 'fisionomia', conforme diz Ortega y Gasset; a segunda, tentar mostrar um sentido da história, desde a perspectiva do seu fim. Conforme outro historiador, Toynbee §4 72, o ponto de partida da interpretação histórica, como o de qualquer tarefa intelectual, é o pressuposto de que a realidade tem algum significado, que nos é acessível pelo processo mental da explicação. Considera-se que a realidade tem um sentido, ainda que não totalmente, isto é, que há um 'acúmulo de ordem' nas relações entre os milhares de fenômenos observáveis na realidade e dissecados pela nossa inteligência. "Todo raciocínio pressupõe a existência de conexões na natureza, ... e seu único objetivo é determinar que elementos essas conexões reúnem" 29.

Na abordagem teleológica, a história não é o fato meramente enumerado, mas organizado, selecionado, relacionado. Como diz Kenneth O. May, "de modo semelhante à física, nós não pensamos que o mero registro de uma observação por um físico é física. Isto se torna física quando é interpretado, organizado, relacionado com outras partes da física. Do mesmo modo o conhecimento cronológico torna-se história somente quando ele é selecionado, analisado, acompanhado da sua compreensão dentro de um contexto mais amplo. Isto significa que a história dos computadores deveria ser compreendida não do ponto de vista 'histórico', mas em relação ao computador propriamente. Deveria dar a perspectiva através das idéias sobre o que o futuro desenvolvimento deveria ser, ao que as futuras linhas de desenvolvimento devem chegar, e assim por diante" 50.

O conhecimento histórico por sua própria natureza é inseparável do historiador, pois é este que, da documentação coletada, destaca o singular, elevando o fato à condição de histórico. Procurou-se registrar, traçando um fio de história, os fatos conceituais, com a mínima periodização e datação possíveis. Por fatos conceituais entenda-se aqui as idéias e conceitos relevantes que fundamentaram a incansável busca pela mecanização do raciocínio. Entre estas idéias e conceitos estarão: Álgebra, Sistema Axiomático, Lógica Matemática, Sistema Axiomático Formal, Computabilidade, Máquina de Turing, Tese de Church, Inteligência Artificial, entre outros.

É uma história que se vai tornando incrivelmente complexa, conforme vai avançando no tempo. Os trabalhos isolados dos precursores da Física e da Matemática, e mais recentemente da própria Ciência da Computação, justamente por causa de seu isolamento, são relativamente fáceis de discernir. Mas a partir de 1950, com a proliferação das pesquisas nas universidades, nos grandes laboratórios, nas indústrias - privadas ou estatais - , observou-se um desenvolvimento acelerado da informática. A Ciência da Computação avançou em extensão e profundidade, tornando-se difícil até a tarefa de enumeração dos fatos. Surge a tentação de particularizar mais ainda. Pode-se falar por exemplo de uma história dos microcomputadores, tomando o ano de 1947 quando três cientistas do Laboratório da Bell Telefonia, W. Shockley, W. Brattain e J. Bardeen, desenvolveram sua nova invenção sobre o que seria um protótipo do transistor e de como, a partir daí, ano após ano, hardware e software progrediram e criaram novos conceitos, estruturas, em ritmo vertiginoso. E assim também no desenvolvimento das Linguagens de Programação, dos Compiladores, da Teoria da Computação, da Computação Gráfica, da Inteligência Artificial, da Robótica, e outras áreas. Começa a tornar-se difícil separar o que é significativo dentro do enfoque crítico adotado.

Surge o problema da delimitação das fronteiras, pois as várias especialidades se misturam muitas vezes §5, apesar de ter um corpo central definido. Para se atender à finalidade de uma História da Computação de caráter conceitual, este trabalho estará limitado prioritariamente ao campo das idéias, acenando para outros campos quando necessário se sua repercussão atingir a linha de evolução seguida.

De qualquer modo, embora enfatizando o aspecto do pensamento - o que se tinha em mente quando algo foi feito ou definido, e o que este algo fundamentará mais tarde -, será necessário o estabelecimento de alguns marcos temporais. Os acontecimentos da história produzem-se em determinados lugares e tempos. Esta pontualização possibilitará ir unificando esse suceder histórico específico que se está tratando, em um processo único que mostre claramente a mudança, o desenvolvimento e o progresso. Não se dispensará absolutamente o uso das datas assim como dos fatos tecnológicos que podem ser considerados verdadeiras mudanças de paradigma §6.

Não se deve estranhar o recurso à História da Matemática. Aliás é preciso dizer que, no início, pelo menos nos círculos acadêmicos, a Computação apareceu como algo dentro dos Departamentos de Matemática, e ainda hoje, em muitas Universidades, a Ciência da Computação aparece como um Departamento de um Instituto de Matemática. Dentre os diversos tópicos científicos sujeitos à investigação, a Matemática é o que melhor combina um caráter abstrato com um uso universal em outros campos do conhecimento. Sua relação com a Computação é muito estreita, quase que inseparável. As primeiras máquinas construídas foram resultado de buscas por parte dos membros dessa comunidade do conhecimento.

 


NOTAS

  

§1. Se a história é ou não ciência é uma questão muito disputada entre vários autores e tema ainda polêmico. No tratado História e Memória do medievalista francês Jacques Le Goff 42, capítulo História, item 1, desenvolve-se uma panorâmica geral dessas correntes e tendências existentes entre historiadores e teóricos da história.

§2. Obviamente não se quer tirar aqui a importância da datação. Como diz Le Goff, "o historiador deve respeitar o tempo que, de diversas formas, é condição da história e que deve fazer corresponder os seus quadros de explicação cronológica à duração do vivido. Datar é e sempre será uma das tarefas fundamentais do historiador, mas deve-se fazer acompanhar de outra manipulação necessária da duração - a periodização - para que a datação se torne historicamente pensável" 42. Não se dispensará este trabalho de ter uma cronologia, a partir da qual se possa situar no tempo os homens e os fatos mais representativos de uma determinada corrente de idéias ou descobertas. No anexo I há uma tabela da evolução conceitual e tecnológica por data.

§3. Para aprofundar no assunto, em 2 há uma síntese clara e profunda das discussões e evolução das polêmicas.

§4. Se bem que em outro contexto, pois tinha uma outra linha de pensamento historiográfico, mas que serve também para o enfoque adotado no trabalho.

§5.Pense-se na Robótica por exemplo, onde estão incluídas a Inteligência Artificial, as Linguagens de Programação, a Computação Gráfica, etc.

§6. No anexo I encontra-se uma tabela cronológica dos acontecimentos, conceituais e tecnológicos, que darão uma visão mais geral da evolução da História da Computação.

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